A Páscoa está a chegar!

Vêm ai as amêndoas, os ovos de chocolate, os folares e tantas outras coisas tão características de mais uma quadra festiva que se aproxima… a Páscoa!

Descubra connosco a sua origem, algumas tradições e aproveite as nossas sugestões alusivas à época.

Mas, o que é a Páscoa?

Os antigos povos pagãos europeus realizavam, em Março, rituais para celebrar a chegada da Primavera onde a Deusa Ostera, Deusa da Fertilidade e do Renascimento, era homenageada.

No velho testamento da Bíblia, no livro Êxodo, é relatada a libertação do povo judeu do Egipto, a passagem pelo Mar Vermelho, chefiada por Moisés, e a chegada à Terra Prometida. Durante a travessia, que durou cerca de uma semana, Deus ordenou que só comessem pão sem fermento e, que ao chegarem iriam celebrar o “Pessach” (que em judaico significa passagem). Desta forma surgiu a primeira comemoração da Páscoa, que foi passada de geração em geração.

Para os cristãos esta data tem também um significado especial, com a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo. Jesus foi colocado num sepulcro, onde permaneceu durante três dias, até ao dia da sua ressurreição – o Domingo de Páscoa.
Todas estas celebrações assinalam rituais de passagem e trouxeram até aos nossos dias um conjunto de tradições e símbolos próprios desta quadra.

Responder